Coordenador : Juliana Desiderio Lobo Prudencio
Ano: 2023
Edital: Edital Bolsa de Extensão 2023 - AÇÕES RENOVADAS
Protocolo: 389354.2199.352730.14022023
Departamento/Setor: SGM
Área Temática : Direitos Humanos e Justiça
Tipo: Projeto
Publico Alvo : Propiciar aos discentes e docentes da UFF Campos, bem como aos movimentos sociais, moradores das proximidades da UFF Campos e profissionais que tenham apresso e responsabilidade pelo tema na Cidade.
Local de atuação: O Projeto Agenda Antirracista ocorrerá mensalmente nas dependências da UFF- Campos no Instituto de Ciências da Sociedade e Desenvolvimento Regional em uma sala de aula ou auditório de uso do Curso de Serviço Social. Se faz necessário que este espaço conte com infraestrutura adequada, tal como: projetor, microfone e quadro branco. Em casos de cuidados sanitários com encontros acontecerão de forma virtual através do googlemeet, enquanto perdurar a orientação.
Objetivo
4.1-Objetivo geral Propiciar aos discentes e docentes da UFF Campos, bem como aos movimentos sociais, moradores das proximidades da UFF Campos e profissionais que tenham apresso e responsabilidade pelo tema na Cidade de Campos de Goytacazes, um espaço de discussão democrática acerca do racismo e de suas expressões na população negra. 4.2-Objetivos específicos *Possibilitar um espaço de troca e reflexões sobre a estrutura social racista no Brasil e compreender o racismo na Cidade de Campos de Goytacazes; *Colaborar com o fim de ações racistas na UFF Campos e na Cidade de Campos de Goytacazes, com grupos de discussões e reflexões sobre a temática em destaque; *Criar um espaço antirracista permanente na Cidade de Campos de Goytacazes em conjunto com os discentes e docentes da UFF Campos e a sociedade em geral; *Construir iniciativas duráveis para o enfrentamento e combate ao racismo, sistematizando os acúmulos obtidos durante a realização da agenda acadêmica por meio de materiais online, que serão amplamente divulgados; *Fortalecer a compreensão da história da negritude em nossa sociedade, através de encontros mensais que tratem da manifestação cultural e artística da população negra; *Possibilitar uma sociedade mais justa e igualitária, na qual a população negra possa escolher o seu lugar.
Resumo
O debate sobre o racismo vem ganhando espaço na agenda pública brasileira há cerca de duas décadas, no entanto é nos últimos anos que ganha corpo, voz e força através dos movimentos negros e estudiosos da área. Em especial a partir das denúncias realizadas pela população negra sobre a violação de direitos, violências (sobretudo estatal e policial), discriminação racial, exclusão, compreensão do racismo como crime, dentre outros. Diante disso, através da literatura, da arte, da cultura e do cinema o presente projeto visa trazer reflexões acerca do racismo no Brasil a comunidade acadêmica e sociedade em geral. Pois, o Projeto de Extensão a agenda antirracista é um projeto extensionista que busca a existência de um espaço permanente de debate acerca das questões raciais e antirracista na Cidade de Campos dos Goytacazes através da UFF Campos, com produto final anual (material online) para a socialização de informação a nível nacional que trate dos temas debatidos na agenda.